10 de dezembro de 2009

Carência digital

É certo que nos livros de história do futuro, este período que vivemos será conhecido como a “revolução tecnológica” (ou coisa que o valha) como foi com a “revolução industrial” ou “francesa”.
E apesar da grande e inegável mudança o período atual é carente de notícias, músicas, obras de arte, filmes, etc...
Não em quantidade, é lógico, temos milhões de vídeos novos sendo postados todos os dias no Youtube.. Milhões de músicas no Myspace.. Fotos aos borbotões nos flickes, facebooks e orkuts.. Textos a dar com pau em blogs, twiters e assemelhados...
Mas como a velocidade da informação é imensa, não dá tempo de ver tudo e muita coisa passa batido. E outras são alçadas à categoria de notícia, música ou arte..
Não são só os melhores que se destacam. Tem muita besteira rodando por falta de conteúdo.
Como exemplo, cito a epopéia de meus amigos João Paulo e Danilo num Gurgel. Amplamente noticiada em jornais e blogs a viagem não teve nada de mais. Eram só dois paulistas trazendo um carro da Bahia. Claro que foi muito legal pela aventura e tudo o mais.. Mas o destaque da mídia é só falta de notícia mesmo.
Outro exemplo vem das artes... Em meio a milhões de artistas o mercado carente elege os que foram atrás das vendas ou as vendas que foram atrás deles. Pode achar que é despeito, mas eu considero tais “artes” como “comercio da falta de arte” e nem estou falando do Damien Hirst ou dos Gêmeos. (eles são bons sim.. cada um do seu jeito.. deixando muito à desejar)
Poderia citar milhões de outros exemplos, mas quem vai ter tempo ou interesse de ficar lendo mais um blog??
As obras são de Sarah Lucas e Tracey Emin duas das pupilas de Mr. Saatchi. (Não vou dar minha opinião sobre elas..Fique à vontade para pensar o que quiser)

Nenhum comentário: