19 de dezembro de 2012

Eu quero que o Instagram use minhas fotos..




































Eu não entendo  tanto barulho só porque o Instagram resolveu vender  as fotos dos seus usuários. E me admira que tanta gente esclarecida tenha encerrado suas contas..

Primeiro: A lei não mudou e se você não quiser que usem sua foto em qualquer lugar que seja. É só dizer que não quer.
Do contrário você continua podendo processar qualquer um por uso indevido como sempre foi.
(Eu sei por que Nobrusco já teve /tem processo por estes posts..)
O Instagram não quer vender suas fotos. O Instagram não quer o direito de imagem de suas fotos.

Segundo: Se você não quer que uma imagem não seja pública não publique.
Simples assim.

Se você é a Gisele Bündchen e publica uma foto no Instagram é por que vc quer que o mundo veja.. Ou vc não posta..

Se vc é a Scarlett Johansson, vc sabe como é.. (O hacker que vazou as fotos dela pegou 10 anos de cadeia..) É irônico que ele fique 10 anos preso por fotos que eu posso postar aqui..
Ninguém vai roubar suas fotos. Mas se estiver na rede pode usar..

Se você coloca sua fotinho na internet e ainda coloca hashtags pra todo o mundo te encontrar qual o problema de usarem suas fotos em publicidade ?

É por que eles não vão te pagar por elas ? Hahaha..

E por acaso vc paga pra ficar se divertindo postando essas fotinhos ?

Falando sério.. Vc acha que suas fotinhos de nuvem valem quanto? Uns doze reais ? É pouco né..? Mas por que alguém vai comprar a sua foto de céu e não uma das outras 29 milhões disponíveis ? 
Aposto que existem chineses que vendem as deles por centavos..

E seus retratos com biquinho no espelho? Suas fotos de Hambúrguer não são 
melhores que as do McDonald’s..

Se alguém realmente comprar alguma foto sua do Instagram terá sido uma honra..
Vc não coloca esses tags pra aparecer ? Então qual o problema ?

O máximo que pode acontecer é alguém te contratar pra ser fotógrafo de verdade. E pagar por fotos que realmente poderá usar. As do Insta nem resolução tem..






4 comentários:

Mateus Carvalho disse...

Não uso o Instagran, por questão de gosto pessoal. Me incomoda a ideia de ter fotos que poderiam ser boas por si só sofrendo tipos de intervenções como: envelhecimento, lens flare e disco voadores ( tá esse ultimo eu inventei) .
Ao ouvir esta notícia, penso que deve ser algo parecido com o que o YouTube faz com o seus vídeos mais populares: parcerias.
Alguém lembra daquele video "Não fecha a porta"? Nele uma menininha negocia com o pai para ele não fechar a porta por que ela queria ir brincar fora de casa(lógica de criança). "Tá, tranquilo?" é assim que eles selam o acordo no final com o pai atendendo o desejo da filha.
Era um vídeo que teve boa repercussão e hoje há um canal para essa menina mostrando o dia-a-dia dela "Menina Isabela". Mas houve algo a mais nisso. Essa criança nasceu com uma paralisia no braço direito, movimenta-o com dificuldade. Graças a sistema de parceria que a familia dela fez com o You Tube, eles conseguem dinheiro para custear um tratamento fisioterapêutico para a criança.
É claro que há nesse exemplo uma camada de discussão sobre o quanto a exposição de uma criança tão nova na mídia é saudável para ela. No entanto, foi essa que a solução que seus pais encontraram além dos meios mais comuns: esperar anos numa fila no SUS, ou expor a criança num programa sensacionalista qualquer e mendigar ajuda.
Concluo dizendo que se Instagram conseguir formar um sistema parecido de parceria de uso das fotos com os seus usuários tal como vemos no You Tube , tem o meu total apoio e torcida para que ajude a muita "meninas Isabela".

Link do canal Menina Isabela: http://www.youtube.com/user/meninaisabela?feature=watch

Mateus Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Nobrusco disse...

O que o Instagram propõe é mais ou menos isso: Eles querem ganhar dinheiro também.
Hoje foi publicado um anúncio do banco Itaú na Folha de S. Paulo.
Um anúncio de 4 páginas com mais de 5000 fotos de perfil do Facebook.
Esses usuários recebem um cachê do banco. (uma amiga de FB estava selecionando fotos e pagava R$ 100 por perfil.. Ela anunciou no próprio FB..) E o Facebook não recebe nada por isso.
Não que eu esteja defendendo o Instagram ou Facebook..
Mas defendo o capitalismo e suas formas mirabolantes de ganhar dinheiro.
Abs

Alexandre Nobrusco disse...

Essa amiga não estava selecionando p o banco não..(Foi só um exemplo de que isso é bem comum)
O banco deve ter pago beeem menos por essas fotos..