1 de junho de 2013

Socialmente inútil..

Se eu tivesse que explicar o mundo de hoje pra alguém que acabou de chegar dos anos 50 ??
Eu diria:
Agora nós temos no bolso poderosos aparelhos que telefonam e acessam todas as informações do mundo em instantes..
Que nós usamos para ver vídeos de gatos, tirar fotos de nuvens e conversar com estranhos..



No início do ano eu saí das redes Facebook e Instagram.
Não por problemas ideológicos ou medo da dominação mundial..
Eu gosto de algumas coisas dos dois.. o Facebook é muito útil para achar quem vc quiser. Gente que vc nunca vê.. Saber da vida dos outros.. Arrumar trabalhos de freelancer..
O Instagram coloca vc dentro da casa das pessoas nas situações mais íntimas.. Vc pode pesquisar Nova York ontem e vai ver fotos das nuvens, dos cachorros, gatos e das comidas de gente que vc provavelmente nunca vai conhecer.. (claro.. mulheres na frente do espelho também..)

A verdade é que eles me tomavam muito tempo..
Eu não usava muito o Facebook (publicando coisas o dia inteiro como muitos dos meus ex amigos virtuais) mas toda vez que entrava tinha que conversar com alguém, tinha que fazer social, responder as mensagens. Ver o que meus amigos estavam fazendo, escolher os posts menos piores pra curtir. (claro.. se vc tá na rede é pra se molhar.. Se vc não fizer essa social ninguém vai fazer por vc também).
Quando eu publicava um texto ou trabalho de arte no Facebook, ele era visto, curtido e compartilhado.. (com os devidos medos e invejas)..mas ninguém nunca teve coragem de se expor e dizer se o trabalho era bom ou ruim.
Se é bom a maioria não compartilha de inveja..ou só pra não fazer propaganda..
Se é ruim as pessoas não curtem porque não querem se vincular..
E na maioria das vezes elas não querem se comprometer porque não tem a menor ideia se aquilo é bom ou ruim.. E ninguém quer correr o risco de passar por bobo.


Digo o mesmo do Instagram.. As fotos vão passando tão rápido e de modo tão automático que ninguém vai se lembrar de quem era aquela nuvem ou aquele prato de comida..
Meus trabalhos se diluíam num monte de fotos de cães, gatos e nuvens imbecis..
(Com essa postura é melhor se afastar das redes sociais.. Rede social é pros bonzinhos..)

Agora se eu tenho uma foto boa ela vale muito mais.. Eu já ganhei dinheiro vendendo fotos que eu já tinha publicado no Instagram e ganho alguns cliques..
E com isso não estou dizendo que as minhas fotos são melhores que as dos outros.. Mas no Insta ela vai ficar por ali mesmo.. ser curtida algumas vezes e só.. Nunca mais ninguém vai ver..

Tenho produzido mais e perdido tempo com outras coisas inúteis..
Não digo que não vou voltar.. Mas não por enquanto..
Com certeza, estão melhor sem mim..
"Menos um chato pra me obrigar a pensar"  -disse o outro

E claro.. ninguém vai clicar no botão do Facebook aí em baixo.. Afinal quem vai dizer se esse texto é cool o suficiente pra vc compartilhar..?
Pode ser que vc passe por bobo (ou boba).. Melhor não arriscar..

Nenhum comentário: