8 de dezembro de 2014

31a Bienal dos Idiotas..

..Que somos nós.. (obrigados a aceitar a política da arte se impondo à arte em si..)

Eu fui ver a 31a Bienal de São Paulo.. mas.. sou suspeito pra comentar..
Como artista plástico, muitos dirão que é inveja de não estar lá expondo. OK.
Mas deixando a inveja de lado..
Que bosta hein..?

Eu acho que é muita ingenuidade minha desejar que a Bienal juntasse o que há de melhor na arte contemporânea.. Eu esperava ver os melhores artistas do momento, do Brasil e do mundo..
Mas não.. O que temos lá é mais parecido com uma Feira de Artes Escolar.. (nada contra a arte escolar, mas macarrõezinhos, cola colorida e purpurina estão meio ultrapassados até mesmo nas escolas..Ou é tendência e não estou sabendo ? Arnaldo Baptista ?)
Mal montada e com “obras” que são no mínimo fúteis e desinteressantes. (Me lembrou a Estação Ciência em SP)



Aliás, parece que a moda desse ano foram as instalações: “Tinha alguém aqui mas sumiu” que são espaços que imitam escritórios, casas, e parecem que foram abandonados naquele instante.. (nossa que ideia genial)



Arte política também foi moda esse ano.. (eu também acho que é necessária, mas tem que ser atraente.. ou bonita.. ou útil.. ou forte.. ou polêmica.. ou agradável.. sei lá ..qualquer coisa seria aceitável.. mas nada..? Chega a ser chato..)

E os vídeos..? Como tinha vídeo nonsense..

Sim.. tinham algumas coisas boas, mas quase se perderam entre tanta banalidade. (Anna Boghiguian, Bruno Pacheco, Éder de Oliveira e Wilhelm Sasnal foram os melhores..)

Bruno Pacheco

Wilhelm Sasnal



Muitos patrocinadores, governo e apoiadores pra isso ?
Quanto será que custou essa maravilha..?

Nenhum comentário: