19 de outubro de 2021

Daniela é uma pessoa

Eu conheço elo faz uns 15 anos..

Nessa época chamava Pelé, tinha uma namorada e uma filha de criação ainda bebê.
Lavava vidros dos carros num farol que eu sempre passava perto de casa e às vezes eu dava alguns trocados ou uma ponta..

O tempo foi passando e às vezes a gente comprava um leite, umas fraldas, ou ajudava com 20 reais p pagar conta de luz.. dava algumas roupas velhas.

Depois de alguns anos elos se separaram e Pelé ficou só, no farol.. Aí veio o crack, pó e etc.. E foi se acabando..

Não tinha mais casa nem conta de luz.. Só a rua mesmo.

As vezes sumia uns tempos.. “fui visitar minha mãe adotiva” ou “tentei melhorar ficando na casa do meu padrasto adotivo”, mas sempre voltava pra rua..

Até que uns 3 anos atrás foi morar na casa de uma moça da Igreja .. (talvez de um pastor casado?.. não sei que igreja, não sei certinho a história.. mas isso não importa né ?.. quem acolhe alguém nessa situação e leva pra morar na própria casa?)

E nesses anos tentei arrumar algum emprego pra elo.. (as pessoas me olhavam como seu eu fosse louco.. “ex-cracude” de jeito nenhum..)

As pessoas da Igreja também não conseguiram nenhum emprego pra quem mal sabe ler e escrever.. e ainda por cima prete.

E claro.. muitos vão dizer que “sempre tem um jeito”, “jamais aconteceria comigo” ou que “elo não tentou o suficiente”..

Enfim, não sou eu que vou decidir isso, ou como são as oportunidades pra alguém que não sou eu..

O que eu sei é que elo entrou pra igreja e.. sendo assim, pra “ser uma pessoa melhor” não foi compatível fazer os corres da rua ou mesmo mudar de gênero (agora o nome voltou a ser o de batismo.. Dani)..voltou a estudar, mas foi proibide de ficar na rua pra não encontrar o crack de novo..
E ainda não conseguiu um emprego melhor que o farol..

Depois desse tempo esperando a benção do emprego ou de Deus, o pastor cansou de ter alguéns morando em casa com ele e achou esse lugar na favela onde Dani pode ficar..
Não é bem uma casa como vc imagina..
Não tem porta nem banheiro, mas foi o melhor até agora..

Dani voltou a vender biscoito no farol e parou de estudar.. (computador só na casa do pastor)
E Dani é 1, mas tem mais 61 milhões em situações semelhantes.

De repente vc tem aí uns reais que não vão te fazer falta e vc pode mandar p elo..

Pix:
Daniela Gomes Jacinto
11934588815





Nenhum comentário: